WorldCat Linked Data Explorer

http://worldcat.org/entity/work/id/18162160

Produção de leite de vacas mestiças Holandês x Zebu em pastagem de capim-elefante, manejada em sistema rotativo com e sem suplementação durante a época das chuvas

Open All Close All

http://schema.org/description

  • "Os objetivos deste trabalho foram estudar os efeitos da suplementação da pastagem de capim-elefante com concentrado sobre a produção e composição do leite e variação de peso vivo de vacas mestiças Holandês x Zebu. Os tratamentos foram: sem concentrado (SC) e com 2,0 kg de concentrado/vaca/dia (CC). O experimento foi realizado durante a época das chuvas. A área foi dividida em 44 piquetes de 606 m², 22 para cada tratamento, representando duas repetições de área, constituída cada uma de 11 piquetes. Foram usadas 12 vacas, seis por tratamento, tendo em média 30 dias de lactação e peso vivo médio de 488 kg. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso e os blocos foram formados com base na produção de leite e no peso vivo das vacas no início da lactação. A pastagem foi manejada em sistema de pastejo rotativo com três dias de ocupação/piquete e 30 dias de descanso. A taxa de lotação foi de 4,5 vacas/ha. A pastagem foi adubada durante a estação chuvosa com 200 kg/ha/ano de N e de K2O, parceladas em três aplicações iguais. Foram aplicados também 40 kg/ha/ano de P2O5 e 1.000 kg/ha/ano de calcário dolomítico. As produções médias de leite corrigido para 4% de gordura foram de 11,4 e 12,6 kg/vaca/dia e o ganho médio diário de 114 e 180 g, para os tratamentos SC e CC, respectivamente. Houve diferença entre os tratamentos na produção de leite, mas não no ganho de peso."

http://schema.org/name

  • "Produção de leite de vacas mestiças Holandês x Zebu em pastagem de capim-elefante, manejada em sistema rotativo com e sem suplementação durante a época das chuvas"